Maceió vai ganhar shopping com 240 lojas para classes A e B
A capital alagoana vai ganhar um terceiro e maior shopping Center do Estado. O Multiplan Maceió deve ser construído na avenida Gustavo Paiva e a previsão é que abrigue 240 lojas e 10 salas de cinema. As obras devem começar em julho. O público alvo do grupo é formado por consumidores das classes A e B. Será o primeiro shopping do grupo no Norte/Nordeste.
Uma das novidades é que as lanchonetes e restaurantes devem ficar abertos até às 2h da manhã. Mais da metade das lojas que vão se instalar no empreendimento são inéditas no Estado.
“O Shopping será construído na região de maior crescimento da cidade e será beneficiado pelo franco crescimento das classes A e B. A região [onde o Shopping será construído] é o novo eixo de desenvolvimento imobiliário da cidade, nos segmentos residencial e empresarial. Seu entorno apresenta indícios de adensamento populacional - novos edifícios residenciais e condomínios qualificados, possibilitando um futuro projeto multi-uso no entorno do shopping, que poderá englobar conjuntos de edifícios residenciais e comerciais, além um complexo hoteleiro.”, diz a empresa.
Segundo estudo de mercado da empresa, "os consumidores das classes sociais A e B, de bairros como Jatiúca e Ponta Verde, atualmente se deslocam para lojas de boa qualidade, instaladas em pequenas galerias comerciais e micro-pólos de rua, nesses bairros, em busca de lojas diferenciadas que hoje não estão presentes no Iguatemi [hoje Maceió Shopping]".
A empresa já está com a escritura do terreno pronta, e o empreendimento deve ocupar uma área de aproximadamente 36 mil m². O investimento será de aproximadamente R$ 160 milhões. Além do shopping, o grupo Multiplan pretende construir também prédios residenciais e um hotel em Maceió.
A empresa
A Multiplan é a maior empresa da indústria de shopping centers brasileira em receitas. A empresa gerencia e detém uma das melhores carteiras de shopping centers do país, com 13 unidades em operação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Voltados para as classes A e B, os shoppings da empresa têm quase três mil lojas, mais de 500 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e cerca de 150 milhões de consumidores por ano.
Maceió será a primeira capital do Brasil a ter VLT (veiculo leve sobre trilhos)
O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, participou na manhã desta quarta-feira (20) do lançamento do edital de licitação para a compra de oito unidades de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), também conhecidos como metrôs de superfície, para o sistema de transporte urbano de Maceió. À tarde, o ministro inaugurou conjunto residencial que beneficia 1.480 famílias da cidade.
Marcio Fortes destacou os benefícios do VLT como transporte público. “São veículos não poluentes, que economizam energia e são muito confortáveis”, apontou o ministro. Fortes lembrou ainda que além de beneficiar a população da cidade, o VLT irá incentivar a atividade turística.
O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, comemorou a implantação do sistema de VLT emMaceió, primeira capital do Brasil a possuir esse tipo de transporte. “O VLT vai mudar a fisionomia da cidade e trazer comodidade à população. Maceió entra, finalmente, no século 21”, afirmou Vilela.
Com a compra, a CBTU de Maceió terá 24 carros de passageiros, que transportarão 40 mil passageiros diariamente. O intervalo entre a passagem dos trens será de 15 minutos. No atual sistema ferroviário da cidade, este intervalo chega a ser de duas horas. “Há R$ 66 milhões disponíveis no orçamento deste ano que garantem essa licitação”, observou o ministro Marcio Fortes.